PERSONAL TRAINER

PERSONAL TRAINER

sexta-feira, 20 de abril de 2012

- O Fisioterapeuta pode ser Personal Trainer?

  Muita gente faz essa pergunta pelo fato do Fisioterapeuta trabalhar também com exercícios, mas vamos ver a definição de Fisioterapia:
Definição de Fisioterapia
É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
Fisioterapeuta
Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.
      Como podemos ver O profissional Fisioterapeuta orienta exercícios que visam à reabilitação do paciente em tratamento ou manutenção de algum desequilíbrio, diagnosticado após criteriosa avaliação funcional. Mas não existe nada contra o Fisioterapeuta trabalhar essa reabilitação em uma academia.
       É importante salientar também que muitos Fisioterapeutas fazem especializações sobre exercícios e acham que podem ser personal trainer, é bom lembrar que os cursos de Pós-graduação a qualquer nível (especialização, mestrado ou doutorado) não têm caráter de formação, portanto não habilitando para outra intervenção profissional.

57 comentários:

  1. Fazendo especialização em Personal Trainer, posso responder como responsável técnica em academias - formada em fisioterapia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fisioterapeuta entendo infinitamente mais que educador físico. Ja treinei com os dois e agora so contrato fisioterapeuta

      Excluir
  2. Não! O RT têm que ser graduado em Ed. Física! Leandro de Melo Alves Cref: 008757/ G - BA.

    ResponderExcluir
  3. Não! O RT têm que ser graduado em Ed. Física! Leandro de Melo Alves Cref: 008757/ G - BA.

    ResponderExcluir
  4. Não! O RT têm que ser graduado em Ed. Física! Leandro de Melo Alves Cref: 008757/ G - BA.

    ResponderExcluir
  5. Uma abordagem fisioterápica muito importante é a prevenção de lesões músculo-esqueléticas. Fisioterapia não é só reabilitação. Fisioterapia pode ser para grupos especiais (gestantes, idosos), pode ser ginástica laboral,pode ser um treino específico para uma pessoa que deseja melhorar o tônus muscular. O que não podemos é nos intitular de "personal trainer".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. karine, pelo nível da resposta dada a sua colocação podemos observar qual é o nível do profissional. Sendo assim, parabéns por não ter se dado ao trabalho de fazer uma tréplica. Abs

      Excluir
  6. fisioterapia nao pode prescrever treino e nem periodizar fazendo isso cabe denuncia no crefito e cref.... e sem choro quer atuar na area se matricula e faz o curso simples assim e nao vem de mimiiimimimmi...chega disso nesse país de muita gente hipócrita.....vc sabe da sua função e não vem com esses papinhos.... chega!

    ResponderExcluir
  7. Sem muita delonga, Parabens a Karine com seu comentário acima.
    Não precisamos ser Educadores, muito menos o queremos. Mas estamos aptos ao que a mesma mencionou.
    Deixem de mimimi educadores físicos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse Karine e Ronaldo.
      Claro que Fisioterapeutas pode indicar, exercicios fisicos... E muito mais.

      Excluir
    2. Falou e disse Karine e Ronaldo.
      Claro que Fisioterapeutas pode indicar, exercicios fisicos... E muito mais.

      Excluir
    3. Fisioterapeuta já brigou com massoterapeuta pq queria estética só pra eles, agora começaram a querer invadir tbm a área dos Educadores Físicos, esse galerinha tá perdida no mundo, né? Fisioterapeuta quer se meter em todas as profissões, menos na deles, vai e se matrícula em outra graduação pra poder atuar, bando de preguiçosos.

      Excluir
  8. Quer ser personal trainer, quer prescrever exercício e etc façam o curso de educação física e não de fisioterapia. Então, não podem, e se souberem denuncie ao Cref.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filhão, nós fisioterapeutas, estudamos tanto quanto vocês, isso para não humilhar dizendo que sabemos muito mais que vocês (quando se conversa sobre grupos musculares então. É melhor nem comentar) , e cai na real; Você sabe disso meu caro.

      Hoje em dia, o mercado é quem seleciona meu jovem, capacite-se, Evolua e deixe de hipocrisia.

      Tantas vezez nos deparamos com pacientes/clientes em nossas clinicas decorrente da prática errada da sua ed.fis; com manipulações de coluna, exercício executado da forma errada. Sendo que essa prática é responsabilidade da minha caregoria.

      E outra, um fisioterapeuta está capacitado a orienta,prescrever, periotizar exercícios. Pesquise antes de se expressar da pior forma possível.

      Um abraço, e passar bem!

      Excluir
    2. Melhora seu português, para quem se diz melhor que educador físico começa fazendo umas aulinhas de português.
      Passar bem!

      Excluir
  9. Quer ser personal trainer, quer prescrever exercício e etc façam o curso de educação física e não de fisioterapia. Então, não podem, e se souberem denuncie ao Cref.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TU É MUITO BURRO. KKKKKKK. RESPEITA A FISIOTERAPIA QUE ELA É MUITO SUPERIOR A E.F. JAMAIS UM EDU,FISICO VAI SER RECOMENDADO POR UM MEDICO, PARA RECUPERAR, RESTAURAR O PLENO FUNCIONAMENTO CORPORAL, FÍSICO E MUITAS VEZES EMOCIONAL(VISTO QUE UMA MELHORIA PÓS AVC EM QUALQUER PESSOA TORNA-A FELIZ, MELHORA AUTO-ESTIMA QUALQUER UM)DE UMA PESSOA LESIONADA. JA FIZ ACADEMIA COM PERSONAL DE EDU.FISICA E ME LESIONEI POR VER MUITOS MAUS FORMANDOS DESSA AREA. E SEMPRE SE ACABA SENDO RECEBIDO POR FISIOTERAPEUTAS E TENDO UM COMPLETO REESTABELECIMENTO.
      NÃO SOU NEM FISIOTERAPEUTA, NEM EDU.FISICO, MAS COMO EM TUDO, SEI QUE DEVE HAVER O RESPEITO. E VC JAMERSON NAO DEVERIA ATACAR AS PESSOAS QUE TENTARAM EXPLICAR QUE UM FISIOTERAPEUTA PODE SIM ORIENTAR ALGUEM QUE QUEIRA UM PLANO DE TREINOS, POIS ELES SÃO EXPERTS EM TODA A ANATOMIA HUMANA. SOU ADVOGADO, PARA SUA INFORMAÇÃO. ENTÃO VAI TE PROFISSIONALIZAR MELHOR QUE SEMPRE QUE VEJO ALUEM BATENDO BOCA DEMAIS POR BESTEIRA, É SINAL DE FRUSTRAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL.

      Excluir
    2. Se quiser entre em contato que te mostro todos os encaminhamentos MÉDICOS que tenho em mãos. Para que tentarem diminuir uma profissão se estão aí brigando por quererem ter o direito de exerce lá?

      Excluir
    3. Caramba! Quanta falta de respeito !
      Sou profissional de educação física,como tem profissionais tanto como fisioterapeutas e profissionais de es. Física bons no que fazem, tem profissionais muito ruins, não vamos falar que um é melhor que o outro, os dois são essenciais para saúde dos indivíduos e pacientes.
      Para gente! Somos da área da saúde e cada um tem sua importância , para de se achar que é melhor e o outro pior.
      Vamos nos unir, e cada um se especializar sempre! Evoluir como profissionais e pessoas.

      Excluir
  10. Cheio de educador físico chorão.....

    ResponderExcluir
  11. Cheio de educador físico chorão.....

    ResponderExcluir
  12. Gente são duas profissões lindas.Não cabe a nós discutir o que podem ou não fazer para isso cada uma dessas profissões tem um conselho e seu código de ética e vale lembrar o que devem se manter é o respeito entre multiprofissionais.
    Afinal as duas Profissões são da área da saúde,manter a paz e promover saúde é o que devemos fazer.

    ResponderExcluir
  13. Ser personal para que se voce pode ser fisioterapeuta =D

    ResponderExcluir
  14. Para mim é possível um fisioterapeuta ser personal treiner sim! Mas educador físico nao ai ja é outras matérias mas em materia de corpo humano e indiscutível sua sabedoria

    ResponderExcluir
  15. Galera da fisio..vou responder por nós...
    Incrivelmente como os prof.de edu.física tem rincha dos fisioterapeutas...ui..e que medo de perderem o posto! Será que é porque somos DOUTORES FISIOTERAPEUTAS???
    Afinal entramos até em UTI..para aplicarmos nosso trabalho...o que ganhamos em uma hora com o paciente..o edu.físico tem que trabalhar 6hs para ganhar...se é prof.de ginástica então se acaba pulando junto com os alunos..e a hora/aula puts...é uma decepção o valor recebido!
    Me desculpem alguns profissionais de ed.física...mas esta maneira de pensar é completamente ultrapassada.
    E não são todos que pensam assim..conheço varios profissionais que procuram FISIOTERAPEUTAS para ajudar no rendimento de seus alunos..
    Então eu digo: Respeitem os DOUTORES FISIOTERAPEUTAS...TRATAMOS DE DOENÇAS ONDE NENHUM ED.FÍSICO COM TODO CONHECIMENTO, daria jeito..PRESCREVEMOS toda condulta fisioterapeutica...trabalhamos lado a lado com DOUTORES CIRURGIÕES de TODAS AS ESPECIALIDADES...Fazemos uso de todos os APARELHOS E TÉCNICAS QUE EXISTEM PARA REABILITAR..
    Na bíblia tem um versículo que diz: "Dá a César o que é de César!!!" Então "academia" ficou pequeno para Fisioterapeuta...
    Não abrimos e não respondemos por "academia"..mas ASSINAMOS E SOMOS DOUTORES RESPONSÁVEIS POR CLÍNICAS DE PREVENÇÃO,REABILITAÇÃO E RECUPERAÇÃO EM TODO MOVIMENTO DO SER HUMANO.
    DEU PRA ENTENDER A DIFERENÇA OU TENHO QUE DESENHAR???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, não sei se você é formada em fisioterapia, mas saiba que esse seu comentário não é o melhor e mais amigável para trabalharmos em sinergia já que somos da mesma áre (saúde). Agora voce entende o por quê da "richa" entre ambas as profissões? por comentarios como seu, se você for formada, me perdoe minha amiga, não está sendo nada ètico da sua parte. Temos que saber que todas as profissões tem sua importancia, o que diferencia são as pessoas que a exercem, já imaginou se trabalhassemos em sinergia sabendo o limite de cada um , porém um complementando o outro? então, respeito sua colocação, mas soa como "ironia" ao dizer que tem mais entradas em certos locais do que outros. Vamos focar na saúde e bem estar daqueles que necessitam e deixar de criar contendas que acabam piorando o cenário. Abrços

      Excluir
    2. Arrasou!!! É bem assim mesmo. E só acrescentando, o que tem dr pacientes lesionados por exercícios em academias mal orientados.

      Excluir
    3. Sou Professor de Ed. Física e trabalho em conjunto com médicos, pois o exercício físico é o tratamento nao medicamentoso.

      Excluir
    4. ACHEI GROSSEIRO SEU COMENTARIO, FALOU DEMAIS DO FINANCEIRO, ISSO MOSTRA IMATURIDADE. NAO POIO OS EDU.FISICO NAO, APOIO OS FISIOTERAPEUTAS, MAS FOI DE GROSSERIA E FALTA DE CLASSE IMPAR SUAS COLOCAÇÕES DESSA FORMA. POIS VC DEMONSTRA CLARO DESRRESPEITO POR QUEM RECEBE MENOS E TRABALHA MAIS. ENTAO MELHORE SUA EDUCAÇÃO.

      Excluir
    5. Humildade falou mais alto com a Adriana em? Por isso das richas. Os dois trabalham em conjunto. Conheço muita gente que se formou em fisio e está fazendo Ed. Fís. e vice-versa. Não tem necessidade de desvalorizar o trabalho de educadores físicos. Fico feliz por você que ganha uma fortuna por uma hora de trabalho. Continue assim!!!

      Excluir
    6. Disse tudo! Trabalho em uma clínica especializada onde a dona é fisioterapeuta e está cursando educação física. Me pede ajuda, tira inúmeras dúvidas e sim. São profissões distintas mas que precisam caminhar juntas. Quanto profissional nada profissional aqui

      Excluir
  16. Galera da fisio..vou responder por nós...
    Incrivelmente como os prof.de edu.física tem rincha dos fisioterapeutas...ui..e que medo de perderem o posto! Será que é porque somos DOUTORES FISIOTERAPEUTAS???
    Afinal entramos até em UTI..para aplicarmos nosso trabalho...o que ganhamos em uma hora com o paciente..o edu.físico tem que trabalhar 6hs para ganhar...se é prof.de ginástica então se acaba pulando junto com os alunos..e a hora/aula puts...é uma decepção o valor recebido!
    Me desculpem alguns profissionais de ed.física...mas esta maneira de pensar é completamente ultrapassada.
    E não são todos que pensam assim..conheço varios profissionais que procuram FISIOTERAPEUTAS para ajudar no rendimento de seus alunos..
    Então eu digo: Respeitem os DOUTORES FISIOTERAPEUTAS...TRATAMOS DE DOENÇAS ONDE NENHUM ED.FÍSICO COM TODO CONHECIMENTO, daria jeito..PRESCREVEMOS toda condulta fisioterapeutica...trabalhamos lado a lado com DOUTORES CIRURGIÕES de TODAS AS ESPECIALIDADES...Fazemos uso de todos os APARELHOS E TÉCNICAS QUE EXISTEM PARA REABILITAR..
    Na bíblia tem um versículo que diz: "Dá a César o que é de César!!!" Então "academia" ficou pequeno para Fisioterapeuta...
    Não abrimos e não respondemos por "academia"..mas ASSINAMOS E SOMOS DOUTORES RESPONSÁVEIS POR CLÍNICAS DE PREVENÇÃO,REABILITAÇÃO E RECUPERAÇÃO EM TODO MOVIMENTO DO SER HUMANO.
    DEU PRA ENTENDER A DIFERENÇA OU TENHO QUE DESENHAR???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure se atualizar minha querida ADRIANA.
      Pesquise EDUCAÇÃO FISICA HOSPITALAR.

      Excluir
    2. Adriana Mangelote, me admira a sua CONDUTA ÉTICA como profissional parabéns!!! Na sua tão grandiosa graduação em Fisioterapia vc não estudou a cadeira de Filosofia e Ética ou Antropologia ? Eu acho que vc pulou essa etapa... ah outra coisa VC NÃO PODE SE INTITULAR DOUTORA SÓ PQ TRABALHA AO LADO DE MÉDICOS...AFINAL DE CONTAS QUALQUER NÍVEL SUPERIOR PODE SER CHAMADO DE DOUTOR SE ASSIM TIVER FEITO E DEFENDIDO UMA TEVE EM UM DOUTORADO.VC PRECISA ESTUDAR MAIS, E PRA RESUMIR VC NÃO É MÉDICA TA ...FISIOTERAPEUTAS NÃO SÃO MÉDICOS PQ PRA SER MÉDICO DE PROFISSIONAL SEU REGISTRO DEVERIA SER PELO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA CEM É NÃO CREFITO.TENHO PENA DAS INSTUICOES QUE CONTRATAM "PROFISSIONAIS" TÃO ANTIÉTICOS COMO E SE SEU COMENTÁRIO LAMENTÁVEL.

      Excluir
    3. Concordo plenamente com algumas citações a respeito da ética e tudo mais, estou decepcionado com os ataques de ambas profissões, temos que buscar chegar a um consenso e este é justamente separando a importância de cada área, isso não é uma competição mas sim uma caminhada de promoção de saúde. Sou fisioterapeuta e amo a educação física, mas n posso negar que o estudo dos mesmos no âmbito da musculação a respeito de periodização excede e muito o nosso pois eu não lembro de ter estudado na Faculdade macrociclo mesociclo e macrociclo, e olha que sou recém formado, queria eu ter alguma pós que me autorizasse trabalhar com a área de musculação que é minha paixão e tive oportunidade de trabalhar junto à um personal orientando posturas e auxiliando na prevenção de lesões, foi muito produtivo e eu adorei, mas para exercer não tem por onde correr tem q fazer educação física e pronto. Se alguém tiver uma outra solução legal por favor me comunique. Eu amo musculação e queria muito trabalhar só nisso. Abraço a todos.

      Excluir
    4. Nossa . Que eu saiba tem que ser bacharel n so ter licenciatura em educação fisica . E o que aconte na maioria das academias tem professorrs com lincenciatura apenas . E FISIOTERAPEUTA pode sim trabalhar na academia como pilates, ,treinamento fincional e croosfit, e muito mais.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Fisioterapeutas não podem ser personal e personal não pode ttansar com o cliente mas ambas as situações acontecem e bola pra frente :)))))

    ResponderExcluir
  19. Corrijam me se eu estiver errado. Mas a razão que leva a uma pessoa querer o caminho da fisioterapia ao invés da educação física para ser personal trainer é obvio.
    A maldita faculdade de educação física não tem foco nenhum em musculação. Você sai de lá sabendo quase nada.
    A maioria dos personal trainer por ai não tem noção alguma de musculação, mas são formados em educação física.
    O que leva um cidadão a escolher fisioterapia é exatamente pelo fato de todo o aprendizado ser levado a uma área mais próxima da musculação.

    No fim, o que você pode fazer é:
    Bacharel em Educação física, se tornar um personal e aprender tudo sobre musculação por conta própria
    Ter muita sorte em achar um curso de Bacharel em Ed.Fis que ensine mais do que a cinesiologia e biomecânica para levar a profissão de personal trainer de musculação.
    Ser um fisioterapeuta e atuar em uma área relacionada, porém diferente.

    E lembrem, podia ser pior, imagine o psiquiatra que ao invés de ser uma pós relacionada a Psicologia, faz medicina e ouvimos todos dizerem que a razão é que um psicologo não poderia receitar remédios ¬¬

    ResponderExcluir
  20. Para nos fisioterapeutas a academia (a sala de musculação) é uma das etapas do plano de tratamento fisioterapêutico, a necessidade de um cliente e/ou paciente, a confiança no profissional que já conseguiu melhorar as dores de coluna, permite ao fisio realizar uma sessão de atendimento em uma sala de musculação, treinando todas as variáveis biológicas humanas possíveis, podemos nos basear nos fundamentos da reabilitação funcional, seja para jovens, adultos, idosos ou crianças. Então... Meus amigos Educadores, tem espaço pra todo mundo, profissionais bons são que se unem na multidiciplinalidade

    ResponderExcluir
  21. Rapaz nunca li tanta besteira, primeiramente o termo correto é profissional de educação física e não educador físico. Somos os profissionais que na manifestação do movimento direcionamos nossa atuação para o homem, algumas vezes mudando atitudes, outras inferindo sobre o corpo físico, cognitivo, afetivo e social. Uma profissão que percebe e se relaciona nas grandes questões da humanidade, a sustentabilidade, o turismo, a paz mundial a saúde e tantas outras que perpassam o físico, como bem defendeu Prof. Manoel Gomes Tubino. O profissional de Educação jamais poderá receber esta "titulação" Pois para atuar somente sobre o físico não precisaria de nenhuma discussão acadêmica.
    Fora as outras besteiras que eu li, fisioterapeuta personal trainer (treinador pessoal)? Sendo assim não precisaria existir educação física.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tb li muita besteira. Se cada um fizesse a sua parte tava bom. Atividade física é com Professor de Educação Física, reabilitação física é com Fisioterapeuta, e pronto, simples assim!

      Excluir
  22. O FISIOTERAPEUTA PODE SIM SER PERSONAL TRAINER É SÓ SER GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHAREL) COMO EU E SER DR FISIOTERAPEUTA COMO EU TAMBÉM. PRONTO AGORA CHEGA DE MIMIMI

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. O COFFITO, seguindo as suas atribuições legais, e a fim de trazer orientações ao exercício profissional da Fisioterapia, publicou, no Diário Oficial da União do dia 3 de outubro, o Acórdão nº 497, que reconhece o treinamento funcional como uma ferramenta para o desenvolvimento de capacidades e que, portanto, pode ser considerado como competência do profissional fisioterapeuta.

    De acordo com o texto, o fisioterapeuta, ao utilizar o treinamento funcional em indivíduos saudáveis, pode atuar no intuito de prevenir lesões e desequilíbrios corporais, corrigindo padrões de movimento e postura. Além disso, a mesma ferramenta pode ser utilizada para restaurar lesões e disfunções, atos privativos do fisioterapeuta.

    Para fundamentar o Acórdão, o COFFITO colheu manifestações das Associações Científicas da Fisioterapia que reconhecem o treinamento funcional como técnica própria, mas não exclusiva, do profissional fisioterapeuta. Veja abaixo:

    “Associação dos Fisioterapeutas do Brasil (AFB):
    Conceitualmente o treinamento funcional tem como objetivo o restabelecimento total ou parcial de uma determinada função, ou seja, no ambiente ambulatorial, clínico hospitalar, ou em academias, tem o foco na funcionalidade que é um termo que engloba todas as funções do corpo, atividades e participação, sendo certa a importância do acompanhamento do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional em qualquer fase de treinamento.

    Posicionamento da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT – BJPT):
    Considerando que o treinamento funcional visa ao equilíbrio das estruturas musculares e à prevenção de lesões e melhora do controle e desempenho motor, objetivos também da cinesioterapia, uma das principais estratégias terapêuticas na Fisioterapia, é nosso parecer que esta técnica faz parte do arsenal preventivo e terapêutico também da profissão de Fisioterapia.

    Posicionamento da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR):
    O Treinamento Funcional, baseado nos princípios de cinesiologia, cinesioterapia, biomecânica e fisiologia do exercício, pode e deve ser aplicado na prevenção ou tratamento fisioterapêutico de pacientes que apresentam qualquer tipo de disfunção funcional. Desta forma, a ASSOBRAFIR entende que o treinamento funcional com foco terapêutico é um recurso do fisioterapeuta.

    Posicionamento da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE):
    Sendo o treinamento (funcional ou não) uma ferramenta ou metodologia para desenvolvimento de capacidades (sejam elas físicas, intelectuais, ocupacionais, etc.), o treinamento funcional pode ser considerado como uma competência do profissional fisioterapeuta. Mas podendo atuar em indivíduos saudáveis, visando à prevenção de lesões e de desequilíbrios corporais, corrigindo padrões de movimento e obviamente de reabilitação.”

    Preste atenção!
    O treinamento funcional não é prática exclusiva do profissional fisioterapeuta, assim como não foi dada exclusividade a outra profissão.
    A atuação do fisioterapeuta ao empregar o treinamento funcional é a da prevenção de lesões, como requer o próprio Decreto-Lei nº 938/1969, em que a norma de conteúdo aberto permite que o profissional fisioterapeuta restaure, bem como desenvolva e conserve, a capacidade física do paciente, nos termos do art. 3º do decreto supra, a saber: “É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do cliente.”

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Eu sou super a favor dos dois conselhos criarem limites reais pra duas profissões. Hoje tudo é uma questão de interpretação, uma vez que os profissionais de educação física são por lei tbm profissionais da saúde, e os fisioterapeutas também são por lei profissionais de promoção de saúde e prevenção de agravos. É preciso os conselhos conversarem e delimitarem de forma mais clara.

    ResponderExcluir
  27. Respeito mútuo entre ambas as profissões, multidisciplinaridade é de extrema importância!
    Cada um no seu quadrado atuando para o bem estar do paciente ou cliente!
    Sou fisioterapeuta e extremamente respeitoso e ético com os profissionais de educação física até porque treino musculação a 20 anos e escolhi a area de fisioterapia pois minha vontade sempre foi a de trabalhar com a reabilitação e qualidade de vida do paciente,escolhi esta profissão por amor,poderia ter escolhido a área da educação física afinal estou extremamente familiarizado com isto,você tem uma escolha e seja qual for,respeite a escolha alheia!
    Paz e amor a todos,somos todos iguais !!

    ResponderExcluir
  28. O acórdão do Cofito acabou a choradeira. Gente , se você é um bom profissional, seja fisio ,seja da educação física, tem mercado para todos. Os que choram é pq arrumam um jeito de tirar a vaga do outro, já que não se garantem .
    Somos todos profissionais do exercício, cada um com suas particularidades em conhecimento .Não é um diploma que faz alguém melhor que o outro . Se o fisio pode ser personal trainer? Tudo depende do contexto . O nome se popularizou e criam-se estereótipos . Portanto , nada me impede de eu auxiliar alguem na esteira só pq é coisa de personal . Cada um sabe o que sabe é responsável pelas próprias condutas.

    ResponderExcluir
  29. Sou educadora física e já pesquisei sobre isso uma vez para nao falar baboseira. Ao ler a declaração do COFITO, me parece que refere-se ao treinamento funcional. Musculação e demais atividades físicas voltadas ao fitness são do profissional de Educação Física.

    Existem modalidades que pertencem à Educação Física e também à Fisioterapia, como o treinamento funcional e o pilates (que também é funcional).

    Agora fiquei com uma dúvida sobre o termo "personal trainer": se o fisioterapeuta levar seu paciente para academia e dar treinamento de força, hipertrofia ou qualquer outro típico de academia, mas nao se entitular como personal e falar que está somente reabilitando/prevenindo lesões no seu aluno/paciente, pode? É só fazer a mesma coisa do personal e colocar nome diferente que fica permitido?

    Acho que os dois conselhos deveriam se unir e definir se tudo do fitness deve ser característico de ambas as profissões ou não e, caso seja sim, o que diferenciará Fisioterapia de Educação Física será reabilitação, treinamento desportivo, recreação, aulas de dança (que nem precisa ter formação superior, caso o intuito seja promover cultura), e outras coisas que fujam do ambito de estúdios de musculação, funcional e academias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Os conselhos deveriam se juntar ,seria muito mais coerente. As 2 profissões estudam perfeitamente para serem habilitados para reabilitação e treinamento desportivo.

      Excluir
  30. Meu caro colega fisioterapeuta não tiro em partes sua razão quando vc fala em prescrever exercícios sim,mas com finalidades fisioterápicas relacionadas as patologias do paciente mais não com outros fins ,tais estéticos,força,potencia,dentre outras se desta forma não precisaria da existência de profissionais formado em educação física e vcs prescreveriam tudo. wagner

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir