PERSONAL TRAINER

PERSONAL TRAINER

sexta-feira, 20 de abril de 2012

- MITOS DE ACADEMIAS 2


Os exercícios localizados eliminam a gordura localizada em algumas regiões do corpo?
Os exercícios localizados ajudam desde que associados à dieta alimentar e aos exercícios aeróbios. Os exercícios localizados combatem a flacidez muscular local, aumentam a resistência muscular e ajudam na hipertrofia da musculatura (dependendo do tipo de treino), mas sozinhos não eliminam a gordura localizada. Por exemplo: os exercícios abdominais não são suficientes para queimar a gordura localizada nesta região. É necessário fazer também exercícios aeróbios e dieta regularmente.
   O aquecimento na esteira antes da musculação é obrigatório?
NÃO. “Devemos aquecer, mas de forma específica. O ideal é fazer uma série de cada exercício com carga mais leve e maior número de repetições”, salienta Renato Dutra. Na verdade, é mais eficaz separar os dois tipos de exercícios – musculação e aeróbico – com intervalo de 12 horas e não levar mais do que 40 minutos em nenhum dos dois treinos. Quando se ultrapassa esse tempo de esforço físico intenso, o corpo libera cortisol, o hormônio do stress – que provoca queda do sistema imunológico, piora a recuperação do exercício e até promove aumento do acúmulo de gordura.
 Fazer alongamento antes do exercício evita lesão muscular?
NÃO. Pelo menos por enquanto. Ainda não existe nenhum estudo criterioso que comprove a eficácia do alongamento para prevenir lesões musculares. Enquanto a ciência não dá o assunto por encerrado, uma maneira já garantida de se proteger é não aumentar repentinamente a intensidade e a duração do treino.

 Quando você inicia os seus treinos, deve levar em conta o peso corporal na balança, para verificar se está tendo bons resultados?
É comum que o seu peso corporal não se altere muito nos primeiros meses de treinamento. As reduções geralmente ocorrem em períodos mais longos (em média acima de 3 meses). No entanto, apesar da possível manutenção do peso no início do programa, podem ocorrer significativas modificações na composição corporal, com grande redução de gordura e aumento da massa muscular. Muitas pessoas se sentem desencorajadas no início do treinamento, já que a balança não reflete estas modificações que estão ocorrendo. Para medir estas mudanças, você deve fazer testes de dobras cutâneas e verificar a composição corporal. Insista na dieta e nos exercícios.
  Músculos podem se transformar em gordura e vice-versa?
Você já deve ter escutado coisas do tipo "transforme gordura em músculos", então saiba que isto é impossível. Pode ser aceito apenas como força de expressão. Quem consegue uma hipertrofia muscular e ao mesmo tempo perde gordura, teve estes resultados através de processos independentes. O tecido adiposo não tem a capacidade de se transformar em músculos. Você irá perder gordura e aumentar a massa muscular que já existe, aumentando o seu volume, não criando outros músculos.
  Correr ou caminhar a mesma distância faz você queimar a mesma quantidade de calorias?
Não. Você poderá queimar mais calorias correndo menos tempo, mas numa intensidade maior do que caminhando a mesma distância em mais tempo. Não se preocupe tanto com o gasto calórico dos exercícios. O importante é fazer exercícios (aeróbios, com peso e alongamentos) e dieta regularmente. Peça sempre a ajuda de um professor para montar um programa adequado de exercícios, com a intensidade e tempo de execução de acordo com o seu condicionamento físico e objetivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário